OFICINA MEDAGLINI
Fundada por Rolando Medaglini em 1962, a Oficina Medaglini se especializa na restauração de câmeras analógicas e digitais. Localizada na Galeria Sete de Abril, na cidade de São Paulo, a oficina atende a pedidos de todo o país, tanto de fotógrafos profissionais quanto amadores.

Câmeras como Hasselblad, Leica, Rolleiflex, Pentax, Minolta, Olympus, Mamiya, Nikon e Canon, além de objetivas de câmeras de grande formato, são as mais procuradas para serviços de restauro.
Atualmente, a oficina é administrada por Juarez Soares e seu sócio, Eldes Marques Silva, com o apoio de Joãozinho e de Jonas, sobrinho de Eldes.

No auge da fotografia analógica, a oficina ocupava duas salas e contava com onze funcionários, que trabalhavam de forma contínua, de segunda a segunda. Hoje, a oficina ocupa apenas uma sala, onde estão dispostas quatro bancadas de trabalho e um vasto acervo de equipamentos fotográficos e ferramentas, organizados em caixas de sapatos.

Juarez e Eldes acumulam 60 anos de experiência na oficina, e Joãozinho, mesmo aposentado, continua trabalhando como funcionário.
Eu conheci a oficina em 2017, por indicação do professor Sérgio Lourenço. Na época, estava em busca de adquirir um equipamento analógico. Quando cheguei lá, fiquei deslumbrada com a quantidade de equipamentos espalhados pelas bancadas. Meus olhos e minha curiosidade não conseguiam se conter, tamanha a vontade de aprender sobre esse universo.

No entanto, o que realmente se destacava ali não eram as inúmeras máquinas analógicas, mas sim a amizade cultivada entre aqueles senhores. Eles poderiam muito bem estar desfrutando de uma aposentadoria tranquila, ao lado de suas famílias, mas escolheram estar ali, reunindo-se não apenas para trabalhar, mas para compartilhar a vida, pois ali tinham um propósito.